domingo, 25 de março de 2012

Tele-fé






Perdi um texto que havia escrito sobre as grandes denominações neo-pentecostais que dia a dia vêm ganhando mais espaço e poder em nossa sociedade. Apertei alguma tecla errada e lá se foi o escrito. No mesmo dia, encontrei num blog que gosto, o “Paulopes’, um artigo assinado por Luiz Cláudio da Cunha sobre o mesmo tema e escrito sob a mesma ótica do texto que eu havia perdido. Lendo o artigo me senti aliviado pelo sumiço eletrônico do que escrevera. O articulista o fizera com  finura, humor e brilhantismo. O texto foi publicado originalmente para o Sul 21 e está cheio de informações sobre os tele-evangelistas.
 O tema me interessa desde que, no início dos anos 90, eu passava tardes inteiras escutando os pastores e bispos nas rádios do Rio. Alem de quase enlouquecer minha mulher, eu me divertia muito com os mais esdrúxulos pastores e os insultos que trocavam os que encerravam seus programas com os que os sucediam nas rádios de aluguel. A briga pelo bolso dos fiéis era a mesma que se vê hoje entre os tubarões da fé.  
Foi lembrando desses programas do rádio, que me dei conta que o autor do artigo da Sul 21 ainda não havia esgotado o assunto pois só mencionou os mais famosos e mais ricos homens de Deus, a primeira divisão, a premiere league, a champions league da fé televisiva. Sobrou-me para comentar, a segunda divisão do fanatismo, a copa do Brasil do dízimo perdido, o campeonato gaúcho do milagre por atacado
Como no futebol a sengundona muitas vezes é mais emocionante e a copa do Brasil mais rica em tipos e personagens, também no tele-evangelismo os menos falados nos reservam mais surpresas. Há muita inovação e formatos variados são usados para roubar...seu coração.
Você não encontrará entre a elite evangélica ninguém como o Prof. Dr. Kleber Gonçalves, pastor da Igreja Adventista do 7° dia - Nova semente. O homem tem currículo. Em 1991 formou-se em teologia pelo Seminário Adventista Latino-americano de Teologia – IAE - São Paulo. Completou a equivalência ao mestrado em Divindade e tornou-se Mestre em Administração Eclesiástica pela Andrews University nos EE.UU. Depois concluiu o PhD em Religião com ênfase em MIssiologia Urbana pela mesma universidade, defendendo a tese: “Uma reavaliação da missão urbana da igreja à luz de uma emergente condição pós-moderna”.Está achando pouco? Pois o homem é também Diretor mundial do Centro de estudos seculares e pós-modernos. O trololó do Dr. Kleber não é pra qualquer um, se dirige aos jovens universitários, profissionais liberais, empresários e pessoas de fino trato.
Mas mesmo com todos os seus títulos e pergaminhos, o Prof. Dr. Kleber não consegue competir com o campeão Paiva Neto, da Legião da Boa Vontade. De acordo com o programa exibido em sua televisão, ele é tratado por jornalista, radialista, diretor- presidente da LBV mundial, escritor, educador, poeta, compositor, comunicador, presidente pregador da religião de Deus, presidente do ParlaMundi etc. Comendas e condecorações, Paiva Neto coleciona centenas, assim que também atende por comendador.
O irmão Paiva Netto, como é chamado em momentos de extrema humildade, já escreveu dezenas de livros e em seu último “best seller”, “É urgente reeducar” uniu o escritor ao educador. Não conheço a obra mas pelo que assisto nos programas infantis da emissora do pregador “100% Jesus”, posso ter uma idéia do que ele chama de reeducação. Os soldadinhos de Jesus, como são alcunhadas as crianças da LBV, também citam o Irmão Paiva sem nenhum motivo aparente.
Duas coisas distinguem o comunicador ecumênico da concorrência: sua forma de arrecadação de fundos se baseia no tele marketing e na venda de seus livros que são propagandeados durante 24 horas na televisão de sua propriedade. Até o programa que dá dicas de português, no estilo professor Pasquale, utiliza seus textos para exemplificar o uso correto da língua. A LBV também conta, como fonte de renda, com os direitos autorais da obra fonográfica de Paiva Netto. Segundo o sítio oficial da LBV, ele é o compositor erudito que mais vende no Brasil.
Outra particularidade do Diretor-presidente da LBV é o culto à sua personalidade que só encontra paralelo na Coréia do Norte e se faltam estátuas gigantescas reproduzindo sua pequena e gorducha figura, sobram sorridentes fotos suas nas capas e contracapas de sua nutrida obra filosófica.
Paiva Netto também é frasista e seus dizeres ornam as paredes do monstruoso Templo da Boa Vontade, em Brasília. As frases, de uma profundidade abissal, estão forjadas em metal dourado e firmemente encravadas na pedra, para desestimular algum futuro substituto reformador, de retirá-las.
A Igreja Bola de Neve é nova no pedaço, foi fundada no ano 2000 e aposta na segmentação do mercado neo-pentecostal.  O público alvo são os surfistas de Cristo e outros “radicais”. Seu dístico é “In Jesus we trust”. Assim mesmo, em inglês, afinal estão se dirigindo aos brother que se amarram num inglês de praia. O fundador da seita,  Apóstolo Rina ( Rinaldo Luis de Seixas Pereira ) já foi pastor de Igreja Renascer em Cristo que é propriedade do Apóstolo Estevam Hernandes, figurinha carimbada e fotografada pela polícia americana.
Apesar das bermudas, do rock and roll e dos chiclets, a Bola de Neve Church é uma igreja como outra qualquer do ramo pentecostal; prega a virgindade antes do casamento, não usar droga nem beber etc. Também alia, como as outras denominações mais antigas, aos métodos usuais de arrecadação, a venda de cds de música e tem como missionário um ex-integrante do grupo Raimundos. A Church já possui mais de 150 templos no Brasil e cresce também no exterior. Podemos ver seus sarados pastores nas madrugadas de sábado para domingo na Rede TV falando desde paradisíacas praias ao redor do mundo.
Nos sábados pela manhã, televisões abertas e por assinatura, estão repletas de tele-evangelistas da segunda divisão. A franquia Assembléia de Deus é a mais presente com seus pastores se revezando na gritaria. Malafaia fez escola e muitos já o imitam nos falsetes e nas gírias. Alguns estão fadados a permanecer na segundona pela falta de carisma e pelo olho grande. Outros, oriundos das igrejas top de linha, preparam seu acesso com passos firmes e templos lotados. Mas no caso dessas igrejas não se pode fazer muitos prognósticos. Quem apostaria no apóstolo Waldemiro alguns anos atrás? Portanto não se surpreenda se o Reverendo João Batista chegar à elite do tele-evangelismo. João Batista já abandonou até o título de reverendo e agora se autodenomina “Profeta da Nação”.
O Profeta é patrocinado por R.R. Soares. Há alguns anos atrás o víamos na CNT envergando um jaleco branco que fazia lembrar um atendente de farmácia ou um açougueiro chegando para trabalhar. Ano passado, já estava na Rede TV, emissora na qual seu padrinho despeja milhões de reais por mês. Já não envergava seu jaleco e sim uma camisa xadrez com um lenço maragato no pescoço dando pinta de garçom de churrascaria. O arsenal do homem santo deixa Waldemiro no chinelo. Tem gruta dos milagres, perfume ungido, tapetão de fogo, farofa santa, pomada para hemorróidas, marreta de fogo, nuvem de fumaça da benção e o escambau. Segundo diz o próprio profeta com ele não tem esse negócio de teologia, hermenêutica, escatologia, nem nada. É no milagre mesmo.
Na verdade faz tempo que não o vejo no horário pouco conveniente da 1 da tarde. Mas se não morreu, deve estar jejuando no deserto ou coisa que o valha. Sua página na internet não responde. Como todo tele-evangelista que se preze, João Batista já foi processado na justiça. Ele escolheu os ateus como alvo preferencial e acabou ofendendo grosseiramente os descrentes.Deu processo.
Se você conhece o Profeta da Nação, que nesse mundo atende por João Batista, deve estar pensando que com tanta bizarrice fica difícil chegar ao estrelato pentecostal. Não se esqueça que os que hoje dominam o horário nobre de várias de nossas televisões abertas, também vendem toalhinhas, rosa ungida, óleo de Israel marca Soya e muitas outras utilidades de fé. E se a fala do Profeta lhe parece muito tosca, saiba que na madrugada da última terça-feira, o Bispo Clodomir Soares, homem forte da Universal, disse no programa “Fala que eu te escuto”, que a expressão “ou dá ou desce” é bíblica. Pra não dizer que eu estou tirando a frase do contexto em que foi dita, esclareço que Clodomir queria apenas demonstrar a legitimidade do dízimo.
Como você vê, a segunda divisão da fé televisiva também é rica em milagres. Se nem todos possuem as mansões, carros importados e aviões como os da primeira liga, tampouco andam duros. Já têm seus milhõezinhos para pagar programas de tv e abrir templos pelo mundo. Em todos os sentidos, para  esses criativos homens de Deus, o céu é o limite.
  









Nenhum comentário:

Postar um comentário