quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O perfeito idiota







O seu filho é chato? Faz piadas explicadinhas? Ri mais dos próprios ditos que os outros? Interrompe a fala de outras pessoas para soltar uma de suas tiradas? Tem uma auto-imagem muito distante da realidade? Ele gosta de dizer palavrinhas e frases em inglês sem nenhuma necessidade? Quando alguém diz algo engraçado ele pede que repita imediatamente? Fala com voz impostada e abatatada? Ele não tem nenhuma cultura e seu português é deplorável? É xenófilo? Enfim, seu filho é um perfeito idiota? Não se preocupe pelo futuro do moleque. Ele pode vir a ser um grande narrador esportivo.
Você acha que exagero? Pois pense. Quais são os mais populares e bem pagos narradores esportivos do Brasil? Sem dúvida Galvão Bueno e Luciano do Valle, certo? E você conhece gente mais idiota que esses dois? Duvido.
O cume da carreira de narrador esportivo está diretamente ligado ao grau de idiotice. Não que o modesto locutor de uma rádio interiorana seja quase um intelectual. Não. Sob o deslumbramento de ver o próprio nome citado e escrito é que se revela o perfeito idiota e futuro dono das tardes e noites esportivas. Dê-lhe luz e ele lhe dará mostras da mais perfeita cretinice, da mais crassa imbecilidade, da mais profunda idiotice.
Não sei como é feita a escolha dos narradores pelas emissoras de TV e rádio, fica patente que não é pela beleza da voz. Alguns são fanhos, outros rouquenhos, e há até os que falam fino. Mas histérico tem de ser. Seu grito de gol deve ser longo e de um arrebatamento muito superior ao do mais fanático torcedor e mesmo ao do autor do tento. Sua narração de Barueri X Bragantino deve ser frenética.
Mas deve haver algo científico na escolha daqueles que durante anos e anos nos farão desligar o som da TV antes que venha o desejo de quebrá-la.
Talvez sejam feitos exames médicos que detectem alguma pré-disposição genética, alguma enzima, talvez uma célula mutante. Não sei. Quem sabe, uma simples entrevista seja capaz de mostrar o grau de estupidez e apontar assim o melhor candidato à vaga de narrador esportivo.
Imagino um questionário de avaliação que perguntasse sobre gostos e preferências: “Qual sua música preferida”? _”I just fuck a lady do Kick my ass que tem como baterista o Tony Cock que foi do Black pussy e depois do Masturbacion please”. Um ponto pro candidato. O perfeito idiota nunca cita canções ou músicos brasileiros e tende a mostrar vasto conhecimento em fichas técnicas de discos estrangeiros.
Segunda pergunta. “Qual é o seu time de coração”?. _”A Lazio” Mais um ponto. O perfeito idiota, embora seja brasileiro, sempre torce por um time estrangeiro cuja torcida jamais deixaria que ele ocupasse um lugar no estádio por ser racista e xenófoba.
Mais uma questão. “Quem é seu ídolo no esporte”?  _”Airton Senna”. Mais um ponto. Um perfeito idiota sempre cita outro.
Seguindo. “Qual é a sua melhor lembrança da infância”? _”O show da Xuxa”. Ponto. “Qual seu livro favorito”: _”Memórias de um mago, do Paulo Coelho”. Ponto. “Uma qualidade”? _”A fé”? “Um defeito”? _”A falta de fé” “Uma frase” _Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. Ponto, ponto, ponto.
Não tem pra ninguém. O perfeito idiota já está empregado. Estréia na cobertura dos Jogos Olímpicos narrando a prova de equitação. Ele nada sabe de equitação? E daí? Quem assiste provas de equitação ou é um burguês que tem fumos de aristocrata ou um perfeito idiota. O que dá no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário