sábado, 25 de agosto de 2012

Sua Excelência, o réu.







Imagine que você tenha um diploma universitário nas mãos. Um diploma de bacharel em direito, por exemplo. Imagine então que você também tenha sido aprovado nos exames da OAB. Você é um advogado.
No entanto, suas tentativas de alçar vôo na carreira, tornando-se juiz, redundaram em fracasso. Digamos, um duplo fracasso. Mas você não se deixou abater e através de bons contatos conseguiu advogar para uma poderosa entidade, um partido político, por exemplo. Pronto, você já tem chance de mostrar serviço. O tempo passa. Você já é conhecido na grande organização, que poderia ser um partido político como disse antes.
Surge uma grande chance, um cargo disputadíssimo. Centenas o desejam. Mas a pessoa que tem forte influência na escolha do nome para esse cargo, escolhe você.
Passado algum tempo, essa pessoa torna-se ré numa causa de grande repercussão e você, por essas voltas que o mundo dá, tornou-se juiz na causa. Irá julgar aquele que, entre tantos, escolheu você para o posto que o pôs em evidência.
Agora você está num dilema; se condenar àquele que o ajudou, será taxado de ingrato. Caso o absolva, sua honradez como juiz estará sob suspeita. Mas, aleluia, existe uma terceira opção, digna e prevista pelas normas legais. Você pode declarar-se suspeito para julgar. É uma decisão pessoal a qual ninguém o obriga. A decisão é sua, intransferível. E certamente você optaria por ela.
Não foi o que fez, e nem fará, o Ministro do Superior Tribunal Federal, Antônio Dias Toffoli. Ele julgará seu ex-chefe na Casa Civil, José Dirceu, no processo do mensalão. Pelo que tudo indica, seu voto será pela absolvição do réu. Pelo menos é o que se infere de uma declaração pública de Toffoli ocorrida num convescote do qual participou o Ministro.
Nos conta Élio Gaspari, em sua coluna de 22 de agosto n’O Globo, que na tal festinha, Toffoli tomou as dores de José Dirceu dizendo:_”O Zé Dirceu escreve no blog dele. Pois outro dia esse canalha o criticou. Não gostei de tê-lo encontrado aqui. Não gostei”. Referia-se a Ricardo Noblat que o cumprimentara horas antes e ao sair, também o fizera. A fala de Toffoli era para ser escutada por aquele, uma espécie monólogo de covarde. Segundo Gaspari, que deve ter escutado a estória do próprio Noblat, ademais da defesa pública do réu do mensalão, Toffoli soltou palavrões (pelo menos 6) e uma vulgaridade.
Pois bem, esse “juiz” será um dos julgadores da participação de Zé Dirceu no escândalo. Se Sua Excelência não permite sequer uma crítica ao que o amigo, e talvez mentor, escreve num blog, o que poderemos esperar de seu voto?
Embora saiba que você, leitor e amigo, não envergue a toga na mais alta corte do país, eu preferiria vê-lo como juiz, em vez de Toffoli, quando me julgassem. Você, certamente, se afastaria do caso. Não levaria para a corte nem nossa amizade nem qualquer mágoa pelo tempo perdido com a leitura de minhas divagações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário