quinta-feira, 21 de março de 2013

Perdão, Feliciano



                Acho que dessa vez aprendi a lição. Não vou mais falar mal de pessoas que não conheço.  Não disponho de títulos nem pergaminhos e temo acabar pagando mico criticando gente cuja erudição, conhecimento e outros bens da mente em muito me sobrelevam.
                Nos últimos dias postei comentários despectivos sobre o Pastor Marco Feliciano. Deixei-me levar por meus preconceitos, devo confessar. Há muito que cultivo uma irracional  ojeriza por homens que depilam as sobrancelhas e fazem chapinha. Pois é, logo eu que não cuido em nada de minha aparência pessoal. Mas são coisas de nossos dias, e é melhor eu ir me acostumando com a vaidade dos belos.
                Só depois de haver cometido a indelicadeza de chamar o Pastor, de tosco e pouco instruído, é que fui verificar seu currículo, sua biografia. Fui tomado por remorsos. Mesmo agora cometo outro deslize, afinal deveria nomeá-lo como convém: Pastor, Deputado Federal, Conferencista Internacional, Cantor e Empresário. Assim está na pequena biografia que abre sua página na internet. Espero que usando as maiúsculas para seus títulos, me redima de erro que antes cometi.
               Nas poucas linhas (obra de sua modéstia), que o deputado-pastor usou para apresentar-se, valendo-se da terceira pessoa do singular, lemos sobre sua infância pobre, vendendo picolés para ajudar a família até que no seu 7º aniversário, foi presenteado com uma caixa de engraxate pelo pai. Seu José deu-lhe o regalo para que o trabalho ajudasse a formar seu caráter íntegro e reto.
               Já no primeiro parágrafo da singela biografia, o preclaro pai de Feliciano nos brinda com essa lição de vida. Quer um filho íntegro e reto? Pois bem, quando ele atingir a maturidade dos 7 anos, dê-lhe uma caixa de engraxate. Livros, exemplos, conversas? Bobagens, chorumelas. Uma escova e uma latinha de Nugget, é o que basta.
               Feliciano, que fora coroinha, converteu-se aos 11anos à fé evangélica. Fez um curso de técnico em contabilidade e trabalhou em algumas empresas. Aqui, deixo de citar de memória e transcrevo de sua página virtual: “Sua atuação marcou a empresa pelos ideais audaciosos e visão futurista. Dono de uma inteligência admirável Marco Feliciano deixou uma contribuição de crescimento e sustentabilidade a essas empresas.” Repare que ele era apenas técnico em contabilidade, imagine se fosse gerente de produção.
               Mais adiante, nos deparamos com sua formação como pastor de almas. Transcrevo: “Formou-se no curso de Teologia da faculdade FAETEL, fez pós-graduação no Seminary Hosanna and Bible School corp. e Doutor in Divinity Mestrado em teologia com honras.”
               Antes que você diga que transcrevi errado, lembre-se que a linguagem dos homens santos possui lacunas as quais Deus preenche com sabedoria de difícil entendimento para os ímpios.
                Feliciano, que escreveu e publicou 18 livros, também é empresário de sucesso no ramo evangélico e fora dele. É dono da gravadora Grata Music, da Livraria Cristã Vida e Paz, da Rádio Tempo de Avivamento, da Editora Tempo de Avivamento, da Revista Tempo de Avivamento, da Marco Feliciano Empreendimentos Culturais e Eventos, da Tempo de Avivamento Empreendimentos, esta do ramo publicitário, da GMF Consórcios e outras empresas mais. Tudo isso sem tocar num único tostão do dízimo dos fieis. Ele garante.
                Transcrevo mais um trecho de sua biografia: “A liderança nata junto com o espírito de ousadia, o impulsionaram a um novo projeto de vida: Auxiliar e servir a população no Congresso Nacional como representante eleito pelo voto popular.” Mas Feliciano sonha em servir melhor, como lemos no final do relato biográfico. “Ainda tem um grande sonho a realizar e conta com aqueles que sonham como ele. Sonham com um Brasil mais justo uma igreja forte, unida e acima de tudo respeita(?) e militante.”
                O sonho de atingir lugar mais elevado na república, é justificado pela seguinte passagem. “O coração do pr Marco Feliciano pulsa no ritmo do coração do povo evangélico, é a voz desse povo que fala por sua voz.” E continua: “E que voz! Antes de ser cativado pela simpatia pessoal e simplicidade de trato que caracterizam Marco Feliciano, a oratória surpreendente marca sua pernalidade(?). Todos que tem(?) a oportunidade de ouvi-lo ficam impressionados com a vastidão de seus conhecimentos e as profundas convicções humanistas defendidas com afinco.”
                Quem sou eu para criticar esse homem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário