terça-feira, 30 de abril de 2013

O filósofo e a novela



                Muitas vezes, o único que me resta é rir de minha própria ingenuidade. Veja se não é o caso. Até bem pouco tempo eu acreditava que enquanto gastava minha vida assistindo inumeráveis partidas de futebol na TV ou vendo sacanagem na internet, outras forças agiam no universo para deixá-lo inteligível para os pascácios patológicos como eu.
                Cria que enquanto me aborrecia vendo um jogo da seleção espanhola ou apoiava o movimento das sem calcinhas encabeçado pela Britney Spears, pessoas estavam por aí entendendo as barafundas da existência, as circunvoluções do conhecimento, o primado da verdade. Essas pessoas, os filósofos, cuidavam do que eu descuido, pensavam o que minha pouca acuidade ignora.
                Pois bem, outro dia caí num blog assinado pelo filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. O nome do blog é: Blog do Filósofo. Aí fui por ter visto na página do jornalista Luiz Nassif uma matéria na qual o comentarista de economia dizia-se ofendido pelo filósofo que contra ele fizera acusações. Dizia o jornalista que irá processá-lo e escrevia seu título entre aspas. (Suma ofensa). Os leitores de Nassif o apoiavam nos comentários e diziam cobras e lagartos de Ghiraldelli. Não resisti e fui ver os escritos do tão apedrejado filósofo.
                E do que tratava em seu blog o discípulo de Platão? Da novela. Pois é, ele falava da novela. Ghiraldelli usava o folhetim da Globo como referência. Não recorria à tragédia grega, nem à Sheakspeare nem à Machado de Assis. Não, o filósofo citava a novela como fonte de inspiração para suas filosóficas elucubrações.
                O filósofo não deixava dúvidas em seu texto que é íntimo da novela. Não dizia generalidades sobre este tipo de entretenimento. Era específico sobre determinada personagem, procurava dissecar seu caráter, elogiava a atriz que a incorpora. Sem dúvida, segue a trama com interesse.
                Mas Nassif e seus amigos não criticavam o filósofo pelos textos ruins nem pelas abordagens esdrúxulas. Não, o que tanto Nassif quanto seus leitores apontavam como mácula em seu caráter, era o fato de Ghiraldelli postar fotos de sua mulher nua ou seminua na internet.  Cada um tinha seu reparo específico sobre Ghiraldelli, mas esse fetichismo do filósofo era unanimemente comentado.
                Claro que os comentários de Nassif e seus leitores não me causaram surpresa. Há tempos que já me desiludi com os jornalistas e desde sempre soube da caretice e do moralismo rastaqüera de nossa sociedade, mas filósofo assistindo novela é demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário