quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Copa na imprensa



No dia seguinte ao da derrota da seleção espanhola para a holandesa, o diário El País, que se pretende um jornal sério, gastou títulos e muito espaço de sua versão digital com um artigo de um matemático que expunha sua tese sobre o sorteio de FIFA para a copa. O sistema atual é considerado injusto pelo homem dos números, Dizia ele que deveria seguir-se outro critério que não o adotado pela entidade. Ele sugeria o ranking da FIFA como parâmetro. E fez suas simulações que ocupariam página inteira se fossem publicadas em papel jornal. (Não sei se foram.) Antevendo o desastre, o matemático exigia mudanças urgentes. Os leitores do periódico não gostaram nada. No país com o maior desemprego da Europa, seus habitantes querem outras reformas urgentes e não a do sorteio da FIFA para o mundial.
O sítio informativo “24 horas” do México, depois da choradeira pela derrota contra os mesmos holandeses, publicou uma matéria cujo título era: _Hoy si, ganó México. Trata a dita matéria, que veio com foto de corpitcho inteiro do sarado atleta, de uma medalha de ouro conquistada na emocionante modalidade da ginástica aeróbica. Parece que o esporte mexicano não anda ganhando muita coisa ultimamente.

A imprensa uruguaia, depois que Luisito Suárez foi enjaulado e vacinado, só fala de punições. Para os jornalistas daquele país, todos deveriam cumprir suspensões. Do massagista ao ponta esquerda de todas as seleções, inclusive as que já se foram do mundial, todos deveriam ser punidos como se fossem contumazes mordedores. Não faltam fotos de Suárez, com filhinho no colo e cara chorosa adornando os periódicos e até mesmo o presidente uruguaio, o simpático Mujica, teve sua desastrosa manifestação contra a FIFA reproduzida em todas as capas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário