sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Filho de peixe



Na política brasileira dominada pelas oligarquias, são raros os casos nos quais não se possa aplicar o dito popular “filho de peixe peixinho é”. Uma dessas exceções é o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral Filho. Se o velho Cabral podia ser visto e encontrado nas rodas de samba junto aos bambas, seu filho prefere Paris ao lado de Cavendish e outros que tais. Se aquele se notabilizou por seu apego à liberdade, o filho preferiu ser um dos governantes mais repressores da história do Estado do Rio. Mas pára por aí.
Uma das mais famosas oligarquias em que filho de peixe é peixinho, tubarão e cobra criada, é o clã dos Sarney. Mas sua fama se deve ao fato de seu patriarca ter alcançado, por vias tortas, o posto mais alto da república. Suas práticas e sucessos em nada diferem de outras oligarquias. Veja o caso de Jáder Barbalho, por exemplo.
Desde de 2001 Jáder Barbalho responde a processos por fraudes na Sudam, no Incra, no Banco do Estado do Pará entre outras coisas. Jáder que renunciou ao mandato naquele ano para não ser cassado, voltou nos braços do povo para o senado depois de ter sido também deputado federal. Nesse ínterim ele acumulou 6 processos no STF. Ano passado foi condenado a devolver 2,2 milhões de reais aos cofres da União. Com a correção monetária este valor pode chegar aos 20 milhões. O montante é referente somente ao caso da Sudam. Se devolveu ou se vai devolver são outros quinhentos.
O interessante é notar que no ano 2000, quando foi preso pelas fraudes na Sudam, Barbalho tinha 56 anos. De origem humilde, Barbalho é hoje, graças a Deus e a Nossa Senhora de Fátima, um empresário milionário e como todo político que se preza, dono de jornal e concessões de rádios e TV.
Hélder Barbalho, o filho do senador, foi o vereador mais votado em Ananindeua aos 21 anos. Dois anos depois elegeu-se deputado estadual tendo sido o mais votado do estado. Aos 25 anos já era prefeito de Ananindeua. Hoje, aos 34 anos e depois de ter sido derrotado na eleição para governador do Pará, é ministro e já tem seu próprio processo por improbidade administrativa além de uma condenação, junto com sua mãe, por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a denúncia do Ministério Público, Hélder Barbalho teria desviado 2,7 milhões entre 2005 e 2012 da Prefeitura de Ananindeua.

Esse filho de peixe é o novo secretário da pesca. Faz sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário