domingo, 4 de janeiro de 2015

O Ministério da Gente



São 39. Se fossem 40 estaria tudo resolvido. Faltou o Ministério da Gente ou Ministério da Pessoa ou, quem sabe, Ministério do Ser Humano. Sim, pois o novo Ministro dos Esportes já disse que não entende “profundamente” de esportes. Do que ele entende, segundo suas próprias palavras, é de gente. Por que então não criaram o Ministério da Gente pro homem? Ele ficaria mais contente, o PRB ficaria contente e até o padrinho do homem, o venerando Marcelo Crivela, ficaria contente. E, o que é melhor, sobraria uma vaga pra alguém que entendesse profundamente de esportes.
Creio que ao dizer que não entende “profundamente” da área que vai gerir faltou sinceridade ao novo ministro. Assim como seu padrinho político que ao assumir a Secretaria da Pesca disse que não sabia nem pôr a minhoca no anzol, George Hilton deveria ter dito que não manja nada de esporte, nem profundamente nem superficialmente nem nada. Que entende mesmo é de transporte de malas e entrega em domicílio e, é claro, gente.
O desconhecimento do Ministro é tal que já se fala que Aloísio Mercadante, titular da Casa Civil, será o responsável do Governo Federal nas questões relativas aos Jogos Olímpicos.
Mas, convenhamos, a Olimpíada é apenas um evento que, mesmo com suas enormes dimensões, tem dia e hora de começar e terminar. O esporte brasileiro é outra coisa e deveria receber a atenção que merece. Está tudo por fazer-se nessa área. Desde o saneamento das federações, sempre envolvidas em escândalos até um projeto sério de massificação do esporte. Tudo está por fazer-se.
Pensei que livre das obrigações olímpicas o Ministro poderia assessorar-se sobre o tema e parar de pagar mico e evitar escorar-se na “perseguição” como já fez em nota distribuída à imprensa mesmo antes de assumir.
Descobri que o partido do ministro, o PRB, tem um núcleo dedicado ao esporte. Chama-se Movimento PRB Esporte e é coordenado por Acelino “Popó” Freitas, o ex boxeador. Daí, quem sabe, poderia vir a assessoria de que o ministro anda precisando. Na página eletrônica do Movimento PRB Esporte encontramos dois curtos parágrafos que tentam explicar o movimento e o que pretende. Não explicam, mas no alto da página existe uma chamada “O que é?”. Fui lá saber o que é e a que se destina o movimento coordenado por Popó.
Encontrei os mesmos dois parágrafos que nada dizem e um longo texto... em latim. Pois é, em latim. Eu que nunca passei do Alea jacta est e do veni vidi vici ainda fiquei buscando um mens sana in corpore sano ou qualquer outra coisa que pudesse ter ligação com o esporte. Não achei.

Daí a conclusão: há que se criar o Ministério da Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário