sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A noiva e o conferencista



Quando eu lia jornais de papel não deixava de ler os classificados. Sempre me divertia buscando por sítios que nunca compraria, por filmadoras usadas, por máquinas de costura, por quinquilharias em geral. Numa época me interessei por vestidos de noiva. Ainda me lembro de um anúncio que vi e me intrigou: “Vende-se vestido de noiva sem uso, manequim 42. Tratar...”
Hoje não leio os jornais, leio o facebook. E, à moda de classificados, leio as abas que me sugerem amizades, grupos de interesse, cura para a calvície e o novo santo graal do emagrecimento. Sem contar o “enlarge your penis” que anda por toda parte.
Na sua digital e proverbial falta de tato o facebook me sugeriu encetar amizade com uma senhora. Temos sete amigos em comum. Somos conterrâneos.  Acontece que a tal senhora já era minha amiga e foi assim (através dos classificados) que eu soube que ela me cortara do seu grupo de amizades e agora me era oferecida como amizade nova em folha. Me senti como o sujeito que descobre que é traído pela mulher numa edição do Jornal Nacional. Fiquei frustrado. Eu gostava das coisas que ela postava. Sempre versos, sempre de sua lavra. Eu compartilhava os poemas. Ela mandava uma carinha feliz e agradecia. Mas não me quer mais lendo seus versos. Cortou-me. Paciência.
Foi também por esses classificados que soube que a camisa que o comentarista esportivo da TV usava ontem e que me pareceu um atentado ao bom senso está na moda. São vendidas no atacado e em inglês por $25, 99 (dólares, claro).

Serviços profissionais também são oferecidos nos classificados do facebook. Disfarçadamente. Na forma de “páginas que podem lhe interessar”. Um senhor, por exemplo, anuncia-se como conferencista. O homem não se propõe a dar conferências sobre uma área específica de seu conhecimento e profissão. Não, o Leonardo contemporâneo dá conferências sobre um tudo. Imagino que o contratante possa escolher o tema da conferência a ser proferida como quem sugere um mote para um repentista.Tanta sapiência é quase tão intrigante quanto à noiva e seu vestido jamais usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário