sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A serpente chocou o ovo do fascismo


 Os cartazes afixados nas ruas de Niterói, os justiceiros bombados que, sob o olhar complacente da polícia, invadiram ônibus para caçar jovens dos subúrbios, a PM carioca pondo em prática o apartheid social tão grato à classe média da zona sul, a agressão a João Pedro Stedile, os justiçamentos e, é claro, as manifestações nas redes sociais contra pobres, índios, negros, gays e favelados não deixam dúvidas: estamos imersos no mais espesso fascismo. Não é um ataque de conservadorismo puro e simples. É fascismo mesmo. Não é só um grupo isolado nem apenas a oposição golpista que trabalha para que isso se dê; é toda a sociedade ou, pelo menos, a maioria de nossos concidadãos.
Poderia chamar de inocentes úteis os que aderem a esse chamado ao ódio por pura ignorância ou medo, mas não posso chamar de inocente quem marcha ao lado de Bolsonaro, Caiado, Malafaia e Feliciano. Não posso nomear como ingênuo alguém que  finge uma enorme repugnância pela corrupção, mas bota falsos dependentes na declaração de imposto de renda. Posso sim chamar de burro e isso faço. São os burros, os néscios, os cretinos os que agrediram Stedile. São massa de manobra do latifúndio e nem sequer têm um quintal de terra.
Posso e vou chamar de estúpidos os que vão atrás do trio elétrico do pastor homofóbico defender a família brasileira. Defender contra o quê? Ora, contra o casamento, as saias e o cu dos outros.
Permito-me chamar de boçais os que apoiam a polícia nos assassinatos nas favelas, o genocídio dos índios, os espancamentos de travestis. Quem, sorridente, tira selfies com a tropa de choque nas manifestações. Nomeio, porque quero, de cúmplices os que se dizem chocados com os arrastões nas praias do Rio e silenciam sobre a chacina de 19 pessoas na periferia de São Paulo.
Vou tratar por hipócritas os que condenam o bolsa família e não abem mão da carteirinha de estudante. E nem são estudantes!
Alcunho de trogloditas os que nada sentem pela morte de mais um menino pobre pelas patas dos defensores de seus privilégios. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário