quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Requentando notícia velha





            A empresa de consultoria de José Dirceu, a JD Assessoria e Consultoria, faturou 29 milhões de reais em 9 anos prestando serviço a mais de 50 empresas. Dessas empresas, as que estão envolvidas nas fraudes da Petrobrás pagaram 3,7 milhões de reais à JD por consultorias e isso deu origem à quebra de sigilo da empresa de Dirceu. Suspeita-se que os tais serviços de consultorias jamais tenham sido prestados e as notas emitidas pela JD seriam apenas para encobrir propinas recebidas por José Dirceu. O ex-ministro e seus advogados não negam os números do faturamento, apenas falam da licitude de sua obtenção.
            Minha assessoria e consultoria para qualquer assunto custa 100 real mais o da passagem, mas certamente o José Dirceu cobra mais e por isso faturou tanto. Esse negócio de consultoria depende muito de quem a presta e não se esse alguém presta. Se não me falha a aritmética Dirceu embolsou no período citado algo em torno de 300 mil reais por mês. Se ficou apenas com a metade, 150 mil, poderíamos dizer que Dirceu teve uma vida cômoda antes de entrar em cana. Talvez tenha até sobrado algum na poupança.
            Eu não tenho motivos para duvidar da lisura de Dirceu e de suas consultorias, apenas fico pensando nas pessoas que fizeram vaquinha para ajudá-lo a pagar a multa estipulada no processo do mensalão. Dirceu aceitou o que foi arrecadado? Devolveu com agradecimentos aos solícitos doadores? Não sei.
            Houve também o caso da reforma da casa de Dirceu, em Vinhedo, que saiu pela bagatela de R$ 1,8 milhão. Dizem que foi um lobista quem pagou pela reforma. Eu não acredito. Acho que Dirceu bancou a obra com os recursos advindos das consultorias.  A compra da casa não foi uma operação feita por uma imobiliária ou por um corretor de imóveis. Dirceu comprou a casa de um sócio, que a havia adquirido por 500 mil reais, pagando pelo imóvel a módica quantia de 100 mil reais. As más línguas falam de falcatrua no negócio. Eu não. Fico pensando apenas nas pessoas que fizeram vaquinha para ajudar José Dirceu.


            P.S_ Eu também dou consultorias para vaquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário