sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A Presidente Cármen Lúcia




            A Ministra Cármen Lúcia, nova presidente do STF,  falou uma bobagem. Disse ser amante da língua e por isso quer ser chamada de presidente. Não é a primeira pessoa que comete esse erro desde que Dilma disse preferir a forma presidenta. O vocábulo presidenta está nos dicionários desde 1872. Muitos ignoram, inclusive gente que vive do ofício de escrever. Cármen Lúcia poderia ter dito que gosta mais de presidente e pronto, mas preferiu alegar seu amor pelo idioma. Ficou feio, até grosseiro e a Ministra passou a ser alvo dos ataques de petistas que viram na sua fala uma ofensa à Presidenta Dilma.
            Muitos dos que criticam a Ministra jamais assistiram uma sessão do Supremo, jamais acompanharam os votos de Cármen Lúcia. No entanto, creem que podem julgá-la assim como fizeram com o Ministro Joaquim Barbosa quando este mostrou no seu relatório toda a podridão que havia dentro do governo no caso do mensalão.
            Cármen Lúcia foi a primeira autoridade do judiciário a tornar público seus vencimentos tão logo a lei de transparência foi aprovada. A Ministra dirige seu próprio carro e dispensa motorista pago com verba pública. Ao contrário de muitos petistas e de seus aliados, dá mostras de honestidade e competência. Diferentemente de certo ministro da Corte Suprema, cuja preferência política norteia o voto, os votos da Ministra Cármen Lúcia são sempre estribados em vasto conhecimento jurídico. Assisti a vários julgamentos do STF em que a Ministra deixou isso claro. Pelo menos para meu leigo entendimento.
            Certa vez, ela dirigiu palavras duras contra integrantes do governo pegos com as mãos em dinheiros públicos. Isso a indispôs com alguns petistas acríticos que querem negar que houve corrupção nos governos do PT. (Há ainda hoje os que negam o mensalão).
            Agora começaram a aparecer fotos "comprometedoras" da Ministra  postadas por indignados petistas. Acabei de ver uma na minha página do facebook em que a vemos  ao lado de Antônio Anastasia, ex governador mineiro e relator do processo de impeachment no senado. É omitida a data da foto e seu contexto. Como a ministra está togada possivelmente se trate de algum beija mão nas dependências do Supremo. 
            Até pouco tempo ninguém sabia das falcatruas de Anastasia que já foi aliado do PT em Minas, sendo inclusive elogiado pela Presidenta Dilma que o tratou como parceiro em um comício no qual pregava a continuação da aliança com o PSDB naquele estado visando as eleições de 2012 para a prefeitura de B.H. (Há fotos do comício)
            Aliás, postar fotos "comprometedoras" é uma coisa que os petistas e seus aliados deveriam evitar. Ou será que já se esqueceram da foto do Presidente Lula e do então candidato Haddad com Maluf? Ou das fotos de Jandira Fegalli com Eduardo Paes, Sérgio Cabra Filho e outros integrantes do PMDB fluminense? Ou ainda da foto de Lindbergh Farias sorridente ao lado de Collor quando este apoiava o governo e ajudava o PT a manter na presidência do Senado o indefectível José Sarney?
            Para muitos petistas quem não demonstra apoio incondicional ao partido e não é subserviente à legenda, é golpista. Fingem ignorar que os verdadeiros golpistas estavam ate ontem na vice presidência, compondo a base de apoio do governo e ocupando ministérios.
            Hoje, os petistas já não ofendem o ex-Ministro Joaquim Barbosa como faziam na época do julgamento do mensalão. Barbosa, cioso da legalidade, anda espinafrando o processo de impeachment que tenta tirar o mandato da Presidenta Dilma. Tampouco elogiam o Ministro Lewandowski, que julga o processo no Senado, como faziam quando ele defendia com unhas e dentes José Dirceu e outros petistas na Ação 470.
            Mas para os desesperados petistas a ficha não cai e os que descarregam sua fúria contra a Presidente Cármen Lúcia por causa de uma frase desastrada são os mesmo que deram de elogiar Kátia Abreu.








Nenhum comentário:

Postar um comentário