terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A república sob ameaça





            Estamos diante da mais grave crise institucional da história recente do país. Um poder, o legislativo, afronta uma decisão do judiciário como se tratasse de uma disputa eleitoral do interior e não uma decisão da mais alta corte do país 
            Sem embargo, nossos políticos e muitos de nossos concidadãos preferem ficar fazendo fuxicos e questionando a idoneidade dos ministros da corte suprema. O pior e mais patético é que as opiniões sobre os ministros mudam quase que diariamente conforme as decisões que tomam e se essas decisões agradam ou desagradam determinado grupo político. 
            Uma das vítimas da toscolândia (como cunhou a Socialista Morena) em que se transformou o Brasil é a ministra Carmem Lúcia. Tudo por causa de uma frase desastrada da ministra quando assumiu a presidência do STF. Os toscos, que jamais assistiram uma sessão do Supremo e desconhecem como vota a ministra em assuntos cruciais, produzem memes e caricaturas de Carmem Lúcia, debocham de seu cabelo e lhe ponhem apelidos infantis. Parece que não se dão conta que é o STF o guardião da constituição e que essa constituição está sob ameaça. 
            Temo que algum jurista a soldo de interesses inconfessáveis possa achar na constituição alguma lacuna para, diante da desobediência de Renan, justificar uma intervenção militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário